4 Benefícios do óleo de girassol para pele



Usar o óleo de girassol na cozinha é muito comum, mas você já pensou nos benefícios do óleo de girassol para pele? É sobre isso que vamos falar agora.

Quando falamos em óleo de cozinha, logo vem à mente aquele pensamento que está sendo disseminado atualmente de que o óleo faz mal, inflama as células e adoece o organismo. Bem, isso só vai acontecer se o óleo for superaquecido e perder as suas propriedades, como quando você frita um alimento em óleo fervente.

Para tirar melhor proveito do óleo de girassol e de outros óleos vegetais, seja para cozinhar ou passar na pele, é importante que o seu processo de fabricação seja do tipo em que as sementes são prensadas a frio, livre do processo de aquecimento, ok?! Então, sabendo disso, vamos aos benefícios do óleo de girassol para a pele.

Benefícios do óleo de girassol para pele

Fazer uso tópico do óleo de girassol pode ajudar no tratamento de problemas de pele, além de mantê-la mais hidratada e saudável. Veja os principais benefícios e como usar.

1. Riqueza de vitaminas para nutrir a pele

O óleo de girassol é rico em vitamina A, C, D e E, que protege a pele dos raios do Sol (mas não substitui o protetor solar), previne que se formem cicatrizes após um ferimento, promove a renovação das células pois elimina o excesso de radicais livres: esse processo reduz as rugas, as manchas e outros sinais de envelhecimento.

2. Possui carotenoides antioxidantes

Os carotenoides são as substâncias que dão cor aos vegetais, e no corpo humano agem como antioxidantes ao se transformarem em vitaminas. Como você viu acima, o óleo de girassol possui muitas vitaminas, então seu corpo também vai usufruir dos benefícios dos carotenoides.

3. É emoliente

Ser emoliente significa que o óleo é hidratante, ou seja, ajuda a pele a reter a sua oleosidade natural. Apenas tome cuidado com o uso se a sua pele já for muito oleosa. Evite aplicá-lo nessas áreas que já possuem oleosidade natural o bastante.

Ele pode ser usado para proteger a pele sensível dos bebês das infecções mais comuns nessa idade, quando a pele ainda está se adaptando ao ambiente externo ao útero.

4. Promove a limpeza da pele

Apenas o óleo sozinho não faz um limpeza de pele profunda, mas pode ser utilizado como parte do processo, onde você utilizaria algum outro tipo de óleo. Inclusive, ele não precisa ser usado sozinho, mas sim, em combinação com óleo essencial de mamona, rícino ou outro da sua preferência.


Como aplicar?

Para ter um efeito hidratante em todo o corpo, você pode obter os benefícios do óleo de girassol para pele em substituição aos óleos corporais comuns. Aplique durante o banho, massageando todo o corpo enquanto o vapor da água ajuda a liberar as propriedades do óleo da pele. Depois enxágue com água quase fria e seque sem esfregar, para não removê-lo completamente.

Se quiser utilizar o óleo para um efeito específico, como para tratar acne, eczema, psoríase ou alergias, é só aplicar um pouquinho de óleo de girassol sobre o local afetado e massagear para que penetre na pele. Não é necessário remover logo depois.

Outros benefícios do óleo de girassol

Não só para a pele, quando ingerido em quantidade adequada (recomendada pelo médico) o óleo de girassol ajuda a manter os níveis de ácidos graxos ômega-6, que quando em equilíbrio com os ácidos graxos ômega-3 são protetores do sistema cardiovascular.

Por não conter gorduras saturadas é uma boa opção de consumo para equilibrar os níveis de colesterol alto, o que também melhora a circulação sanguínea, quando você pratica uma dieta equilibrada e saudável.

Pelo fato de ser um poderoso antioxidante, o óleo de girassol atua inclusive na prevenção de tumores formados quando as células do corpo adoecem e não conseguem se regenerar. Lembrando, mais uma vez, que esse efeito só é obtido quando você tem uma rotina alimentar saudável, bebe bastante água e pratica atividade física diariamente.

Para obter os benefícios do óleo de girassol para os cabelos, trazendo mais brilho e maciez, pode aplicá-lo junto com outros ingredientes em receitas de hidratação caseira para cabelos.

Use o óleo de girassol cosmético

Existe o óleo de girassol na embalagem para cozinhar e também o específico para uso cosmético. Então, pode haver diferença entre os dois na composição.

Preferivelmente você deve usar na pele o óleo especial para uso cosmético. Porém, também pode usar o óleo de cozinha na pele, mas procure aqueles com menos conservantes.



Comentar

10 + 19 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.